O Santiago Franco, CEO da Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, está lançando o livro Liderança e gestão de pessoas no agronegócio: como a gestão focada em pessoas pode trazer resultados extraordinários para sua empresa.
Na obra, ele comenta que, até o momento, o agronegócio cresceu por meio da ciência e, para continuar com esse crescimento sustentável, será preciso investir em gestão de pessoas de forma mais humanizada.
Muito se fala e se escreve sobre o sucesso estrondoso do agronegócio brasileiro. Mas muito pouco se fala e se escreve sobre a gestão de pessoas nas empresas do agro. “Liderança e Gestão de Pessoas no Agronegócio”, de Santiago Franco (ed. Alta Books), chega para desbravar esse fértil e inexplorado terreno, propondo que ele pode ser a alavanca para novas conquistas do setor mais dinâmico da economia brasileira.
Santiago Franco tem o que falar sobre o assunto. Com 30 anos de experiência no agronegócio, o gestor e engenheiro-agrônomo, nascido na Colômbia, trabalhou em diversos países das Américas até assumir o posto de CEO da Cibra, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil. Sob o seu comando, a Cibra saiu de um faturamento de R$ 70 milhões em 2012 para R$ 8 bilhões em 2022, crescendo sistematicamente acima da média do setor. Hoje a Cibra é uma das empresas mais eficientes e inovadoras na área de fertilizantes, com 13 plantas espalhadas pelo Brasil todo e mais de 1.400 colaboradores.
“Com a minha larga experiência, quis trazer nesse livro tudo o que empreendedores, diretores e gestores do agronegócio precisam saber para formarem times eficientes e tornarem o ambiente de trabalho de suas empresas espaços onde todos possam colaborar, ter prazer no que fazem e evoluir pessoal e profissionalmente”, diz Santiago Franco. “A aplicação do conhecimento científico e de novas tecnologias agregou muito valor ao agro, mas deixou um pouco de lado a gestão de pessoas. Na minha experiência prática, a gestão de pessoas pode alavancar ainda mais todo esse conhecimento e abrir novos caminhos para o crescimento das empresas, com criação de cultura forte, boa prática de gestão de pessoas, treinamento e liderança”, completa Santiago Franco.
Para bater suas ambiciosas metas de expansão e qualidade, num mercado dominado por conglomerados globais de fertilizantes, o executivo construiu uma proposta de valor para a Cibra focada em inovação, qualidade, flexibilidade e agilidade. E para entregar tudo isso a peça fundamental é um time de colaboradores bem qualificados, motivados, com autonomia e com a cultura da empresa bem internalizada. Foi isso o que Santiago Franco construiu, o que é comprovado pelos resultados da Cibra e pelo certificado “Great Place To Work”, conquistado pela empresa pelo quinto ano consecutivo em 2023. E é isso o que Santiago Franco está agora dividindo com os empreendedores e profissionais do agronegócio brasileiro.
De forma detalhada e didática, “Liderança e Gestão de Pessoas no Agronegócio” não é um livro apresentando uma teoria para ser aplicada na prática. É um livro que difunde princípios práticos de gestão já aplicados com sucesso e que podem ser replicados pelos líderes do agronegócio nos quatro cantos do Brasil.
“Assim como o Santiago, considero a gestão de pessoas e a liderança como pilar estratégico para a perenidade das empresas. Não há como continuar crescendo e fazer grandes negócios no longo prazo sem uma ótima equipe, que tenha orgulho da empresa e do trabalho que faça. A mensagem de engajamento, de atenção às pessoas, de foco na qualificação dos colaboradores e de criação de uma cultura corporativa sólida que você encontra nesta obra mudará, para melhor, o seu modo de liderar”, diz Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, uma das grandes empresas do agronegócio brasileiro.