Ao utilizar este site, você concorda com os política de Privacidade eTerms of Use.
Accept
RR NOTÍCIASRR NOTÍCIASRR NOTÍCIAS
Notification Show More
Font ResizerAa
  • Home
  • RRMais
  • Mundo
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
  • Saúde
Reading: Hospital do Câncer mantém greve e 180 pacientes já ficaram sem atendimento
Share
Font ResizerAa
RR NOTÍCIASRR NOTÍCIAS
  • Clima
  • Economia
  • Loterias
  • Esportes
Busca
  • RRMais
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
Have an existing account? Sign In
Follow US
Ad imageAd image
RR NOTÍCIAS > Blog > RRMais > Hospital do Câncer mantém greve e 180 pacientes já ficaram sem atendimento
RRMais

Hospital do Câncer mantém greve e 180 pacientes já ficaram sem atendimento

Last updated: 25 de fevereiro de 2023 08:41
rrnoticias Published 25 de fevereiro de 2023
Share

FONTE – IDEST

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, continua de greve. A primeira conversa para negociar o fim da paralisação dos serviços para novos pacientes ocorreu na tarde desta sexta-feira (24) e terminou sem sucesso, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Um novo encontro ocorrerá juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), na próxima segunda-feira (27), sem horário definido.

Conforme o diretor administrativo da unidade, Amilton Fernandes Alvarenga, por dia cerca de 60 pacientes eram admitidos no hospital. Desde a paralisação, no dia 22 de fevereiro, aproximadamente 180 pessoas deixaram de receber os cuidados para combater a doença.

“Não temos pagamentos atrasados, mas o contrato não atende as necessidades do hospital. Essa situação foi trazida desde dezembro. Tivemos reunião com a prefeita e os secretários, quando entregamos estudos que comprovavam onde eram os gastos e explicitando todos os pagamentos”, afirma Amilton.

Ele alega que outros encontros aconteceram em janeiro, mas até o momento sem solução. “Durante uma ou duas vezes, explicitamos as dificuldades que estávamos tendo, para compra de medicamento e atendimento. Até que chegou nesta data que os médicos não se sentem seguros para continuar admitindo paciente. Os que estão internados continuarão recebendo tratamento normalmente, o que não temos condições é aumentar esse número”, justificou.

A quimioterapia e radioterapia continuam atendendo, as cirurgias marcadas também não foram canceladas. “Deixamos de atender os novos, que desde a greve são 180 pacientes. Hoje estamos com 50% de ocupação na UTI, porque os medicamentos não tem em estoque. Não podemos colocar pacientes em risco. A ideia é que o sistema de regulação realoquem eles para a Santa Casa, Regional e Universitário”.

De acordo com o diretor, o contrato para atender 

70% dos pacientes da Capital e os 30% do interior é tripartite. Por mês são repassados R$ 3,25 milhões, sendo 50% do valor da União e o restante é dividido em 25% para Estado e Município. Mas os gastos mensais são de cerca de R$ 4,2 milhões, ou seja, resta um déficit de R$ 770 mil.

“Não sei quem poderia dar mais recurso. Também não podemos considerar doação como receita, porque não é um compromisso. Precisa ter uma receita que cubra os gastos. Nós sabemos que a tabela Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustada há 15 anos e a doação é um plus para ampliar e melhorar a qualidade de serviço. Precisa ser feita a revisão do contrato e não podemos ficar com uma promessa momentânea para daqui seis meses estar aqui de novo discutindo ajuda paliativa”, apontou o diretor.

Representando a Sesau, a assistente e assessora superior, Rosana Leite, justificou que a revisão contratual acontece todo ano. “Eles falam que o contrato é antigo, mas é feito pela lei de licitação e tem validade de cinco anos, sendo renovado a cada ano. No momento, sentei com a equipe técnica para fazer uma análise do que deve ser reajustado e me causou espanto, que em janeiro mandaram documento falando desse déficit. No mesmo mês fizemos auditorias e encontraram inconsistência. Não podemos simplesmente dar o dinheiro e pronto. Precisamos ter responsabilidade”, considerou.

Ela ainda afirmou que desconfia do número de 60 pacientes novos ao dia. “Vamos analisar se realmente continua com o contrato e se o atendimento está sendo bem feito. O hospital poderia ter avisado anteriormente, já que são atendimentos de urgência e não esperam. Os outros tem como dar conta dessa demanda provisória. E esse número de 60 pacientes ao dia não deve proceder. Asseguro que todos estão sendo encaminhados para os demais hospitais que suportam a demanda momentaneamente”.

You Might Also Like

Sobrinha tomou Zolpidem e diz que não percebeu ‘tio Paulo’ morto no banco

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Conheça o papel do Legislativo Municipal: Entenda como funciona e sua importância para a comunidade

Desentendimento familiar em Rio Verde resulta na apreensão de drogas

Adolescente chega em casa com produtos furtados e mãe aciona a PM

Share This Article
Facebook Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categories

Link rápido
  • Clima
  • Economia
  • Loterias
Top Categories
  • RRMais
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde

Inscreva-se nos EUA

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form]

RR NOTÍCIASRR NOTÍCIAS
Copyright © 2024 RR Entretenimento e Negócios | Todos os direitos reservados.
WhatsApp
Olá
Nos da RR NOTICIAS estamos aqui, como podemos ajudá-lo?
Abrir bate-papo
Powered by Joinchat
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?