Um incêndio causou uma explosão no principal terminal de exportação de gás natural do Catar no domingo, resultando em pelo menos 54 pessoas feridas e outras 18 desaparecidas. O incêndio na área industrial de Ras Laffan aconteceu quando trabalhadores tentavam retomar operações após o bombardeio iraniano durante a guerra. O incidente pode agravar ainda mais o caos nos mercados globais de energia, principalmente porque o Qatar continua a ser um dos maiores produtores mundiais de gás natural. O país havia suspendido a produção devido ao bloqueio iraniano no Estreito de Ormuz, que impedia o envio de carregamentos aos clientes. Com o alívio parcial da pressão iraniana sobre o estreito, como parte das negociações para um cessar-fogo permanente, o Qatar iniciou trabalhos para reativar o terminal de exportação. Mas na noite de domingo esses trabalhos desencadearam uma explosão e incêndio nas instalações de abastecimento de gás Barzan, informou a estatal QatarEnergy. Vídeo relatando continuamente o momento da explosão na área de Ras Laffan Industrial City do Qatar.pic.twitter.com/uWTP9Ef6fk https://t.co/V4XGXkJ65m — Relatório de Clash (@clashreport) 21 de junho de 2026 A dimensão dos danos permanece incerta. Inicialmente, as autoridades relataram apenas alguns feridos, mas horas depois o Ministério do Interior anunciou um número muito maior de vítimas. Leia Também: Colômbia elege Espriella e entra na onda de ultradireita após 1º governo de esquerda
